Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2012

FELIZ DIA DAS MÃES

No meu pequeno núcleo familiar (meu pai, minha mãe, minha irmã e eu) não comemoramos dia das mães, dos pais e das crianças. Desde pequena que é assim. São datas comerciais! A gente entregava para a minha mãe, ou meu pai, a lembrancinha que fizemos na escola, e era isso.

Eu continuei fazendo isso aqui em casa, pois, confesso, acho a data estranha. Penso que sou mãe porque quis assim. Meus filhos não tem que agradecer, pois não estou fazendo favor. A escolha foi minha.

Mas, recentemente, li um texto legal aqui. Recomendo muito. É sobre o livro "What Mothers Do Especially When It Looks Like Nothing". A autora do blog traduziu uma passagem do livro! Quem tiver tempo, leia. Deu vontade de ler o livro. Que aliás, só está disponível em inglês.

Esse texto me fez pensar que seria bom se meu trabalho como mãe fosse reconhecido. Não falo de idolatria, ou de meus filhos ficarem me agradecendo, com lágrimas nos olhos, como se eu tivesse feito um grande sacrifício por eles. Falo de um reconhecimento simples, como reconhecemos qualquer outro trabalho! Reconhecer que, assim como um engenheiro constrói uma casa, uma mãe, e um pai também, constrói uma pessoa, e isso tem muito valor. Especialmente, se é feito com consciência, cuidado e amor.

Bom seria que o reconhecimento fosse diário. Mas não é. Eu, que pude me dar ao luxo de parar de trabalhar fora, e me dedicar a minha família, frequentemente escuto: ah, não trabalha não, cuida dos filhos. E as que trabalham fora, precisam sair deixando seus pequenos aos cuidados de outra(s) pessoa(s). Com a preocupação na cabeça, precisam render no trabalho e voltar para casa com coisas para fazer e crianças para "maternar".

Já que o reconhecimento não é diário, que haja algum uma vez por ano.

Um Feliz dia das Mães!

Que todas as mães tenham seus esforços reconhecidos e de uma forma genuína e não comercial (ou pelo menos, não só ;) )!

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário